Reflexão
do texto: “A Geografia e a construção da cidadania”
Autora: Amélia Luisa Damiani
Bolsita:
Joice M. Barros
As ideias do texto envolve a
noção de cidadania, a importância de conhecer o espaço e as relações a que se está
sujeito. A Geografia como possibilidade a construir uma cidadania.
A autora define que o
individuo está inserido no espaço geométrico ou no espaço social, isso conforme
a forma de ver e interpretar o espaço.
No qual, espaço geométrico é
quando o individuo segue uma rotina e está inconsciente ao processo que o
comanda, isto é, alienado. Sendo um infracidadão, onde a sociedade é vista como
externa, pois o individuo não se vê como integrante e produtor do espaço que o
cerca, aceita suas condições passivamente, sem questionar.
Já o sujeito que vive no
espaço social conhece a realidade histórica que o fez está como está. Toma
consciência que no momento está numa condição social submissa, mas tem a noção
de que pode mudar no futuro. Este indivíduo é aquele que de fato se apropria do
espaço e tem relação direta com a cidadania.
É necessário que se conheça
o espaço e as relações que o constitui, então agirá e entenderá o espaço,
podendo praticar a cidadania. Para tanto, a contribuição da Geografia com
objetivo de que o aluno viva no espaço social, é preciso que haja a construção
da cidadania.
O professor no seu processo
educativo procure captar possibilidades, para romper com as estruturas de
reprodução e de aceitação passiva. O aluno deve compreender o espaço para que o
veja como social, principalmente, que o tome como seu, se reconheça como
sujeito social, integrante do espaço.
Como primordial fator, é partir
do cotidiano do aluno para que este relacione fenômenos de escala local com os
de escala local. Conhecendo as relações históricas e sociais, na sua escala
local e relacionar com a escala global, há um domínio de existência.
Assim, há uma transposição
do espaço geométrico para o espaço social, da condição de usuário e consumidor
para um praticante da cidadania, conhecendo, para criticar e transformar o
espaço.
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