Os Quatro Pilares da Educação no Ensino de Geografia. In.: ANTUNES, C. Geografia e Didática. Petrópolis: Vozes, 2010.
Bolsista: Jéssica Mayara Machado Santos
O processo de Globalização mundial trouxe a capacidade de comparação internacional, ou seja, compreender a “individualidade” de cada país (características específicas - economia, cultura). Diante de várias diferenças entre os países foram eleitos quatro pontos que representam o consenso de uma educação de qualidade:
Ensinar a Conhecer – oferecer aos alunos a possibilidade de utilizar o tema tratado para aprender outras coisas. Não somente explicar o que é, mas buscar outras informações, como, de que forma o homem atua, o que pode ser feito para melhorar. Dependendo do assunto pode trazer diversas curiosidades e informações para que o aluno entenda melhor o conteúdo.
Ensinar a Fazer – saber o que fazer com o que se aprendeu. O aluno pode aplicar no dia a dia o que ele aprendeu, tendo assim mais competência e habilidade, como por exemplo, o que ele faria para melhorar a rua de sua casa, nas avenidas da cidade.
Ensinar a Compartilhar – ensinar como a união pode ser construída, como relacionar e conviver com as pessoas. O processo construtivo de conhecimento não se faz sozinho ou somente aluno e professor, mas com o grupo, com ideias, informações de outros alunos.
Ensinar a Ser – o aluno aprende a ser quando descobre sua individualidade. Levar o aluno a se autoconhecer, e assim com os outros, descobrir novas maneiras de olhar e transformar o mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário