DEPOIMENTO DOS BOLSISTAS


DEPOIMENTOS DO BOLSISTAS - CLICK AQUI


Depoimento da aluna bolsista Jéssica Mayara Machado Santos:
 “O Projeto PIBID tem auxiliado na minha formação e dos demais bolsistas para compreender e observar a importância do ensino (Geografia) para os alunos, como eles tem compreendido os conteúdos, e também conhecer a relação aluno-escola. Vemos também a importância dos materiais didáticos para auxiliar os alunos na aprendizagem, não somente os livros, mas os mapas, globos, os espaços que a escola oferta e como isso contribui no processo de ensino aprendizagem. Essas observações nos preparam durante e após a formação acadêmica, pois além de estudar os conteúdos de ensino, vemos e participamos da realidade nas escolas. Os estudos e debates de textos que foram realizados entre nós bolsistas, sobre ensino de Geografia tem nos auxiliado muito, para compreendermos e termos uma percepção de como o professor atua na sala de aula, e como deve ser a relação professor-aluno.”

Depoimento da aluna bolsista Angélica Lika Miyoshi
 “Um dos impactos mais importante que tive neste projeto até no momento, foi através das visitas nas escolas, conhecer e vivenciar pessoalmente a realidade e dificuldades que as escolas públicas enfrentam. Podemos compreender melhor através da prática vários obstáculos que precisa ser superados, o que na teoria muitas vezes não conseguimos compreender ou perceber,  então deparamos com nossas dificuldades apenas quando fomos fazer o estágio. Por isso com esse projeto tenho a oportunidade de superar as minhas dificuldades, adquirir mais experiência e contribuirá muito na minha formação como docente”.

Depoimento da aluna bolsista Joice Maria de Barros
Como fator importante, embasamento teórico, com leituras e discussões em grupo sobre o histórico do ensino de geografia e como está na atualidade, compreendendo as dificuldades na escola.         Dessa forma, conhecido as realidades dos dois colégios, isso ajudou na comparação entre as teorias discutidas nas reuniões, com a realidade vista em sala de aula. Este fator auxilia melhor planejamento de uma futura execução da pratica escolar do PIBDI de Geografia.”

Depoimento da aluna bolsista Juliana Carmona de Faria
“ Nesse ano de 2012, passei a ser bolsista do PIBID, onde pude obter um contato direto com as escolas.  Ao observar as aulas, e ao conversar com as professoras do Ensino Público, pude fazer maior ligação do que estudo em sala de aula (universidade), com a realidade enfrentada pelo professor. A melhor forma de aprender, é conhecendo a realidade, é na prática, e o PIBID está me proporcionando isso, uma maneira concreta de conhecer e olhar de outro ângulo, o que realmente é ser professor, e como essa prática pode ser aprimorada.

Depoimento da aluna bolsista Jeane Fátima Moraes Souza
Até o momento o projeto me proporcionou um pouco de experiência com a realidade das escolas e uma visão totalmente diferente de educação. Muitos saem das universidades apenas com a teoria, mas não sabem trabalhar esses conteúdos com qualidade dentro das salas de aula e acabam caindo no tradicionalismo. No entanto diante de todas as nossas realizações de atividades dentro do PIBID, concluo que o ideal seria que todos os docentes tivessem mais amor no que faz e consciência do verdadeiro valor de sua profissão na vida das pessoas.”

Depoimento da aluna bolsista Leia Augusto da Silva Nori
“ O fato de participarmos desse projeto já se torna impactante em nossas vidas e se torna óbvio a aceitação de mudanças, de novos desafios. O impacto ocorrido em meu dia a dia foi a socialização, o que para mim que sou tímida era uma barreira, agora consigo dialogar mais. O contato com as escolas, os alunos e professores fez com que percebêssemos a contradição entre a teoria e a prática ,que devemos adequar à essas   situações de  alunos com  realidades diferentes. E que temos de elevar nossa criticidade, a nossa dedicação ser ainda maior, para que alcancemos nossos objetivos e nos leve a estudos mais aprofundados.”

Depoimento da aluna bolsista Fernanda de Godoy Ferreira
O projeto até o momento tem sido satisfatório se tratando das expectativas que tinha a respeito do trabalho que seria realizado. O conhecimento a priori das escolas foram interessantes, conhecer o ambiente escolar, a atuação dos professores, o comportamento dos alunos, os materiais que as escolas possuem para o ensino, incentiva a continuar na área da educação. Na formação acadêmica tem contribuído para conhecer a realidade do ensino e as possibilidades de atuação em um futuro próximo.”

Depoimento da aluna bolsista Vanessa Renata dos Santos
O aprendizado que estou tendo no PIBID esta sendo uma grande oportunidade, nos preparando para o ambiente escolar. Nas nossas reuniões semanais, com os estudos de textos
e discussões dos mesmos, aprendemos a importância de um bom docente de Geografia, colocando o que aprendemos em prática nas escolas, juntamente com os professores regentes e auxílio da coordenadora.

Depoimento da aluna bolsista Jéssica Aparecida Porfírio da Silva


Nesses 4 meses de projeto, percebemos a importância do mesmo em nossa formação, sendo um contato inicial com a nossa futura profissão, uma ponte entre a teoria e a prática. Nas observações, nas aulas e na programação inicial do PIBID, analisamos diversos aspectos, e diferentes olhares sobre nossa Educação, compreendendo assim sua história, sua formação, barreiras e dificuldades.Sendo o PIBID uma oportunidade que muitos, enquanto acadêmicos deveriam ter a chance de presenciar, participar e acompanhar.Aos poucos muitos resultados podem ser obtidos, tendo diferentes relevâncias, visando sempre o melhoramento, tanto na atual Educação, quando o aprendizado a mais em nossa formação.Com tudo, vemos essa bagagem que muito contribuirá para nosso futuro acadêmico nessa fase de constante aprendizado.




Depoimento da aluna bolsista Loanda Jéssica dos Santos

Participar do projeto Pibid está sendo satisfatório, pois está me proporcionando muito mais conhecimentos além de experiências concretas, realizamos trabalhos, visitas nas escolas, leitura de textos e etc. que estão me ajudando a ter uma visão melhor de educação e de ensino nas escolas, que muitas vezes só a faculdade não tem a possibilidade de nós mostrar pois muitas vezes a teoria é de um jeito e a realidade na verdade é outra. Sinto que este projeto está  contibuindo muito na minha formação fazendo com que algumas dificuldades encontradas  seja quebradas amadurecendo os meus objetivos, fazendo com que cada dia eu tenha mais certeza de que estou na profissão certa a que escolhi e que quero atuar.
 

http://pibidgeouenp.weebly.com/depoimento-dos-bolsistas.htmlhttp://pibidgeouenp.weebly.com/depoimento-dos-bolsistas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário