O PROJETO


PROPOSTA 2015 - 2016

O subprojeto de Geografia da Universidade Estadual do Norte Pioneiro - Campus Cornélio Procópio - Unidade Centro,  tem por objetivo ampliar o debate e a pesquisa sobre o Ensino de Geografia, melhorar a formação docente inicial dos licenciandos em Geografia e a formação continuada dos professores em exercício.
O subprojeto Geografia será desenvolvido em várias etapas, incluindo: visita às escolas escolhidas; discussões textos relacionados ao Ensino de Geografia; observações de aulas de Geografia no Ensino Fundamental e Médio; oficinas pedagógicas de construção de materiais didáticos de Geografia; aulas-piloto de Geografia no Ensino Fundamental e Médio. Concomitante a estas etapas serão feitas divulgações das ações do projeto no blog do mesmo: http://pibidgeografiauenp.blogspot.com.br/ e organização de curso de formação continuada.  Também serão publicados e apresentados trabalhos científicos em eventos da área ou em revistas especializadas no assunto.
Para execução das atividades serão necessários 22 alunos do curso de Licenciatura em Geografia, quatro professores supervisores que atuam na rede pública de Ensino e quatro Escolas Públicas da rede Estadual com Ensino Fundamental e Médio, localizadas no município de Cornélio Procópio-PR e distrito, sendo elas: 

1) Colégio Estadual Castro Alves – Ensino Fundamental, Médio e Profissional;

 2) Colégio Estadual Zulmira Marchesi da Silva – Ensino Fundamental e Médio.

 3) Colégio Estadual Monteiro Lobato Ensino Fundamental e Médio e 

4) Colégio Estadual Vandyr De Almeida – Ensino Fundamental e Médio.


Os colégios foram escolhidos por apresentarem realidades distintas e IDEB abaixo da média nacional. Logo, esta situação tende a proporcionar para os bolsistas, para os bolsistas supervisores e para a coordenação de área um maior conhecimento da realidade da educação básica, um enriquecimento da formação docente e o aprimoramento das metodologias e práticas de ensino. Logo, a presente proposta de trabalho se apresenta como uma real possibilidade para instigar nos alunos da licenciatura em Geografia o desejo pela docência e o interesse em melhorar a educação do nosso país.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Nos últimos anos têm sido intensificadas as pesquisas e debates referentes ao Ensino de Geografia tanto no campo teórico-metodológico como na área de instrumentação. As reflexões acerca da temática aparecem em encontros bianuais da área, em revistas acadêmicas direcionadas e em espaços de discussão em eventos nacionais. Entretanto, mesmo diante destes avanços o Ensino de Geografia ainda possui algumas lacunas, que carecem de discussão, reflexão e ação. Desse modo, se faz necessário repensar a Geografia Escolar e a formação docente nesta área ou como coloca Suertegaray (2006) a educação de professores.
Segundo Cavalcanti (2012) os saberes docentes necessários para uma formação inicial dos professores passam pelos disciplinares, pedagógico-didáticos e os de experiência prática. Os saberes disciplinares requerem o conhecimento da trajetória teórica e metodológica da área de Geografia e capacidade de operar com as categorias e os conceitos por ela produzidos, além de se ter consciência das principais contribuições dessa área para compreensão da realidade local e global ao longo do tempo e na atualidade, podendo ser adquiridos durante os estudos e discussões referentes à Geografia. Os saberes pedagógico-didáticos são referentes à escola e aos saberes sobre práticas de sala de aula. Os primeiros podem ser denominados saberes sobre gestão escolar e os segundos, saberes sobre métodos pedagógicos. Já os saberes de experiência prática dos professores dizem respeito à aqueles que eles constroem quando vivenciam a escola antes de se tornarem profissionais, quando ainda são alunos, ou como cidadãos que se orientam por representações sociais a respeito da escola e da prática de professores, e aqueles provenientes da prática no exercício profissional.

Suertegaray (2006), Pontuschka, Paganelli e Cacete (2007), também discutem a formação e/ou educação docente e destacam a pesquisa como elemento fundamental neste processo, pois a postura de professor pesquisador possibilita que o professor compreenda com mais clareza a sua ciência do ponto de vista teórico e metodológico, a fim de que construa de forma adequada suas práticas de ensino (SUERTEGARAY, 2006). A esse respeito Cavalcanti (2012) coloca que em sua formação inicial e continuada o profissional em Geografia necessita conhecer a produção de conhecimentos em sua área, conhecer e participar de práticas de pesquisa em seu campo de conhecimento, realizar pesquisas em diferentes níveis. Essa atitude de pesquisador pode munir o profissional da competência necessária a um exercício profissional com a qualidade que hoje se impõe.

Referências:

CAVALCANTI, L. de S. O Ensino de Geografia na Escola. Campinas: Papirus, 2012.
PONTUSCHKA, N; PAGANELLI, T. I.; CACETE, N. H. Para Ensinar e Aprender Geografia. São Paulo: Cortez, 2007.
SUERTEGARAY, D. M. A. pesquisa e Educação de Professores. In: PONTUSCHKA, N. N.; OLIVEIRA, A. U. (Orgs.) Geografia em Perspectiva: ensino e pesquisa. São Paulo: Contexto, 2006, p. 109-118.

AÇÕES PREVISTAS

Ação 1 - Reuniões entre coordenador de área, bolsistas de iniciação à docência e professores supervisores: Esta ação tem por finalidade discutir sobre o projeto PIBID de Geografia, planejar, acompanhar e avaliar as atividades desenvolvidas no projeto PIBID.

Ação 2 - Visitas às escolas escolhidas e diagnóstico inicial do aprendizado e ensino de Geografia nas mesmas: Esta ação tem por finalidade reconhecer e estudar os diferentes espaços escolares, como salas de aula, laboratórios, bibliotecas, espaços recreativos e desportivos, secretarias. Bem como diagnosticar o aprendizado e o ensino de Geografia através da análise dos recursos didáticos disponíveis para ensinar Geografia (quais? Quanto? Qualidade? Frequência de uso?), análise do acervo bibliográfico (nº de livros, qualidade? Atualização? coleções paradidáticas, atlas, coleções de documentários); análise do material didático, análise da metodologia e práticas de ensino de Geografia adotadas pelo professor supervisor e análise do aprendizado dos alunos em relação aos conceitos chave da ciência geográfica e os conteúdos relacionados à disciplina.

Ação 3 – Leitura e Discussões semanais de textos Relacionados ao processo de ensino-aprendizagem de Geografia e de diretrizes e currículos educacionais da Educação Básica: Esta ação busca trabalhar os saberes disciplinares, citado por Cavalcanti (2012) que requer o conhecimento da trajetória teórica e metodológica da área de Geografia e capacidade de operar com as categorias e os conceitos por ela produzidos, além de se ter consciência das principais contribuições dessa área para compreensão da realidade local e global ao longo do tempo e na atualidade.

Ação 4 – Participação nas atividades de planejamento do projeto político pedagógico e em reuniões pedagógicas: Esta ação possibilita ao aluno conhecer e discutir o projeto político pedagógico das escolas envolvidas, possibilitando a formação dos saberes pedagógico-didáticos, importantes para formação docente inicial.

Ação 5 - Observações em dupla de aulas de Geografia no
Ensino Fundamental e Médio:
Esta ação volta-se para aquisição dos saberes pedagógicos didáticos, permitindo ao licenciando conhecer a realidade da sala de aula, e como o professor organiza e gere a sala de aula, especialmente a relação professor-aluno e as formas de planejar e organizar as situações pedagógicas e de aprendizagem.

Ação 6 – Pesquisa em Ensino de Geografia, participação e apresentação de trabalhos em Eventos Científicos de Geografia e Educação e articulação com outros projetos PIBID’s de Geografia do Paraná para discussão do PIBID em Geografia: Em sua formação inicial e continuada o profissional em Geografia necessita conhecer a produção de conhecimentos em sua área, conhecer e participar de práticas de pesquisa em seu campo de conhecimento, realizar pesquisas em diferentes níveis. Essa atitude de pesquisador pode munir o profissional da competência necessária a um exercício profissional com a qualidade que hoje se impõe (CALVALCANTI, 2012).

Ação 7 - Oficinas pedagógicas de construção de materiais didáticos de Geografia: Esta ação tem por finalidade trabalhar com os alunos a construção de práticas docentes e a reflexão desta no ensino, portanto como afirma Cavalcanti (2012) não se trata de qualquer prática, pois não é a prática que é formadora, mas a capacidade de refletir sobre essa prática.

Ação 8 - Aulas-piloto em dupla nas aulas de Geografia do Ensino Fundamental e Médio: Esta ação volta-se para aquisição dos saberes de experiência prática, possibilitando ao licenciando um contato com a prática do exercício profissional, refletir sobre a prática docente e preparação dos conteúdos e procedimentos metodológicos, refletir sobre as atividades e avaliações.

Ação 9 - Aplicação de materiais didáticos de Geografia nas aulas de Geografia do Ensino Fundamental e Médio: Esta ação volta-se para aquisição dos saberes de experiência prática, ligados à aplicação de materiais didáticos nas aulas de Geografia, incluindo preparação, aplicação e avaliação dos mesmos.

Ação 10 - Desenvolvimento de ações que valorizem o trabalho coletivo, interdisciplinar: Esta ação volta-se para o desenvolvimento de ações conjuntas com outros subprojetos PIBID presentes nas escolas escolhidas neste subprojeto, com a finalidade estabelecer um trabalho interdisciplinar e enriquecer o processo de ensino-aprendizagem das áreas envolvidas.

Ação 11 – Elaboração de relatórios parciais, finais e portfólios do projeto PIBID Geografia. Esta ação tem por finalidade relatar todas as atividades do projeto PIBID e os produtos gerados pelo mesmo.

Ação 12 – Aplicação de instrumentos para diagnosticar o impacto do PIBID na Educação básica e no curso de Licenciatura em geografia da UENP. Esta ação tem por finalidade aplicar instrumentos que permitam diagnosticar o impacto do PIBID Geografia UENP nos espaço escolares, nos recursos didáticos disponíveis para ensinar Geografia, na metodologia e prática de ensino de geografia dos professores supervisores, na aprendizagem do aluno, no vínculo do professor com as escolas do projeto, nos indicadores de qualidade (IDEB, SAEP), na capacitação docente do professor supervisor e na formação inicial dos bolsistas de iniciação à docência.

RESULTADOS ESPERADOS
Espera-se com este projeto:

1)    Desenvolver atividades de pesquisa e ensino na área de Geografia;
2)    Promover entre os acadêmicos do curso de Geografia o interesse pela docência e o respeito pela profissão;

3)    Promover maior comprometimento dos professores da rede básica de ensino e dos professores do curso de Licenciatura em Geografia na formação inicial dos professores da área;

4)    Promover uma formação docente diferenciada, cujo professor é o mediador do conhecimento e o aluno um sujeito ativo no processo de ensino-aprendizagem;
5)   Elaborar estratégias de ensino-aprendizagem que contribuam para a formação docente do acadêmico de Geografia e na formação continuada do professor da Educação Básica;

6)   Preparar os acadêmicos de Geografia para intervenção na realidade da rede básica de ensino com a finalidade de melhorar os indicadores nacionais da educação;

7)   Estabelecer um diálogo claro e efetivo entre a Educação Superior e a Educação Básica.





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