sábado, 15 de junho de 2013

PIBID Geografia UENP Coordena curso de formação de professores

Nos dias 10, 12 e 14 de Junho, a equipe do PIBID Geografia UENP, sob coordenação da Prof. Ms. Jully Gabriela Retzlaf de Oliveira, ministrou uma oficina intitulada "Os Jogos no Ensino de Geografia", durante o curso de formação de professores da Rede Pública de Ensino do Estado do Paraná.
Participaram do curso  cerca de 100 professores de Geografia pertencentes ao quadro efetivo e PSS da Secretaria de Estado da Educação do Paraná - SEED-PR.
Os Bolsistas de Iniciação à Docência puderam apresentar os jogos confeccionados no PIBID e os resultados obtidos com aplicação dos mesmos nas escolas participantes. 
O curso teve uma boa receptividades dos professores. Muitos ficaram interessados no programa PIBID, inclusive lançando questionamentos sobre a presença do programa nas escolas e a possibilidade de se tornarem professores supervisores.
Os docentes também gostaram dos jogos apresentados e aproveitaram o curso para confeccionar protótipos e jogar os jogos já elaborados.

CURSO EM ASSAÍ








CURSO EM BANDEIRANTES









CURSO EM CORNÉLIO PROCÓPIO









terça-feira, 11 de junho de 2013

Durante os meses de Abril e Maio de 2013 foram realizadas Oficinas Pedagógicas de Construção de Jogos Geográficos, com a participação de bolsistas de Iniciação à Docência e Professores Supervisores.

No total foram Elaborados e Construídos 05 jogos, sendo:

Jogo 1"Trilhando o Território dos EUA"
Ano: 8º
Equipe: Vanessa, Leia e Angélica

Jogo 2 "Bingo da Industrialização e Urbanização"
Ano: 8º
Equipe: Juliana e Jessica Porfírio

Jogo 3 - "Jogo da Memória Associativa" - Clima e Vegetação da América
Ano: 8º
Equipe: Fernanda e Jessica Mayara 

Jogo 4  - "Dominó da Região Sul"
Ano: 7º
Equipe: Joice e Breno

Jogo 5 - "Jogo das 03 Pistas dos Continentes"
Ano: 6º
Equipe: Jeane e Nathan

Para cada Jogo foi produzido 03 exemplares que serão doados aos Colégio Participantes para compor a "BrinquedoGeo". Os Jogos ficarão disponíveis nas Escolas para todos os professores de Geografia que desejarem trabalhar com este instrumento.













sexta-feira, 26 de abril de 2013

O PIBID Geografia UENP participou do VIII Ensigeo e II Encontro PIBID Geografia Ourinhos: Prática Docente em Geografia



Nos dias 23 e 24 de abril os bolsistas do PIBID Geografia - UENP, coordenado pela profª Ms. Jully Gabriela Retzlaf de Oliveira, participaram do VIII Ensigeo e II Encontro PIBID Geografia Ourinhos: Prática Docente em Geografia, do Campus da UNESP de Ourinhos. 


No evento a profª Jully participou de mesa redonda para discutir sobre o PIBID na formação docente e apresentar o projeto PIBID Geografia da UENP;

Os Bolsistas participaram de palestras, uma delas foi com o profº Dr. Nestor André Kaercher da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Minicursos e apresentaram painéis dos trabalho aprovados no evento, sendo: 
“A visão dos bolsistas em relação ao projeto PIBID Geografia UENP: um caminho de formação inicial docente” ; 
“Relato parcial das atividades do Projeto PIBID Geografia - UENP”; 
“Perspectivas futuras do projeto PIBID Geografia UENP: os jogos nas aulas de Geografia”














Posteres Apresentados




quarta-feira, 3 de abril de 2013

Cérebro Máquina de Aprender - Reportagem do Jornal da Globo


Olá pessoal, vejam a Série Especial: "Cérebro  Máquina de Aprender" do Jornal da Globo. As reportagens são excelentes e referem-se à  aplicação da Neurociência (Ciência que estuda do Cérebro) na vida das pessoas, com destaque para a aprendizagem.
Os episódios reforça a necessidade de exercitar o cérebro, porém é necessário ter interesse em aprender e oportunidade de praticar. Neste contexto, a reportagem destaca que o aprendizado tem que ser natural, nada forçado e que elogiar é fundamental.
Também ressalta a importância de imaginar (um  modo de praticar) diversas situações, parar e pensar antes de agir, de ter uma boa noite de sono, de realização constante de leitura e de atividade física.
A escola tem que buscar sempre abrir caminhos para a criança conquistar o impossível, mesmo que ela não chegue o caminho percorrido já será satisfatório, pois sempre almejou fazer da melhor forma as coisas. 
O aluno tem que ser estimulado a ser sujeito ativo no processo de ensino aprendizagem e não passivo às ações e informações à sua volta, nesse sentido aprende melhor aquele que constrói o conhecimento, associando as informações recebidas com o conhecimento antigo e com seu contexto de vivência - memória associativa. O professor precisa falar de fatos significativos no contexto de vida do aluno, fazendo-os utilizar de forma útil o assunto estudado.

Veja os 05 episódios da reportagem:

segunda-feira, 11 de março de 2013

I Encontro de Divulgação de Atividades de Pesquisa, Ensino e Extensão PIBID – UENP.

Dia 09/03/2013 participamos do I Encontro de Divulgação de Atividades de Pesquisa, Ensino e Extensão PIBID – UENP, que foi realizado no Campus de Bandeirantes. 









No evento Estavam presentes todos os subprojeto do PIBID - UENP: cursos de Letras, Inglês, História, Pedagogia, Informática, Matemática, Filosofia e Geografia.


Na primeira parte da Manhã assistimos uma palestra do professor Ms. Lucken Bueno Lucas, que explanou bilhantemente sobre os Saberes Docentes.


Na segunda parte da Manhã, tivemos apresentação de cada subprojeto, relatanto a dinâmica do mesmo e atividades realizadas até o momento. 
Também aproveitamos a oportunidade para apresentar os resultados parciais do nosso subprojeto Geografia.



Gostaríamos de parabenizar a coordenação do PIBID - UENP, pela organização e sucesso do evento.