quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Conhecendo o Projeto PIBID Geografia

A proposta

Nos últimos anos têm sido intensificadas as pesquisas e debates referentes ao Ensino de Geografia tanto no campo teórico-metodológico como na área de instrumentação. As reflexões a cerca da temática aparecem em encontros bianuais da área, em revistas acadêmicas direcionadas e em espaços de discussão em eventos nacionais. Entretanto, mesmo diante destes avanços o Ensino de Geografia ainda possui algumas lacunas, que carecem de discussão, de reflexão e de ações. Desse modo, se faz necessário repensar a Geografia escolar e a sua pesquisa, a formação docente ou como coloca Suertegaray (2006) a educação de professores. A fim de que a partir de reflexões estabeleçam-se ações para melhorar a formação docente e a Educação Básica Brasileira. 
Para Pontuschka, Paganelli e Cacete (2007), a Geografia Escolar tem como objetivo contribuir para a leitura critica e reflexiva das múltiplas dimensões da realidade. A mesma colabora para que o sujeito torne-se experiente em resolver os problemas que o cercam. Entretanto, sabe-se que este não é um caminho fácil, pois exige do professor clareza teórica e metodológica para com a sua ciência. De modo que, se faz necessário que este busque caminhos diferençados para atingir tais objetivos junto aos seus alunos. Assim, se faz fundamental discutir e pensar ações acerca da formação docente.
Teoricos como Suertegaray (2006), Pontuschka, Paganelli e Cacete (2007), Coltrinari (2006) e Lima (2006) discutem a formação e/ou educação docente. Tais debates destacam a pesquisa como elemento fundamental neste processo, pois a postura de professor pesquisador possibilita que o professor compreenda com mais clareza a sua ciência do ponto de vista teórico e metodológico, a fim de que construa de forma adequada suas práticas de ensino (SUERTEGARAY, 2006).
Dessa forma, a presente proposta de trabalho se apresenta como uma real possibilidade para instigar nos alunos da licenciatura de Geografia e nos professores de Geografia o desejo pela docência e pela formação nesta área.
Assim sendo, permeia o objetivo geral da mesma ampliar o debate e a pesquisa sobre o Ensino de Geografia entre os acadêmicos do curso de geografia, professores da rede básica de ensino e docentes do ensino superior, bem como incentivar a iniciação à docência e promover a formação continuada.
Para tanto, na busca de atingir tal intento este projeto de iniciação a docência será desenvolvido em três etapas: grupos de reflexão, oficinas pedagógicas e aulas-piloto, sendo: Primeira Etapa: grupos de reflexão sobre a Geografia Escolar e suas práticas de ensino com alunos do curso de Geografia e professores da rede básica de ensino; Segunda Etapa: criação e elaboração de oficinas pedagógicas para produção de material didático-pedagógico e propostas de ensino de geografia e, Terceira Etapa: desenvolvimento das aulas-piloto com a aplicação dos materiais didáticos produzidos nas oficinas pedagógicas no Ensino Fundamental II, estas serão ministradas pelos professores da rede básica e auxiliadas pelos acadêmicos do curso de Geografia. 

Escolas Participantes:
1) Colégio Estadual André Seugling - Ensino Fundamental, Médio e Profissionalizante
Localizado na Rua Carlos Gomes, nº 604, região central. Possui 670 alunos oriundos de diferentes grupos sociais e IDEB 3.6 em 2009
2) Colégio Estadual Monteiro Lobato - Ensino Fundamental e Médio
Localizado na Rua Antônio de Paiva Junior, nº 300, Jardim Estoril. Possui IDEB de 4,5 em 2009.


Equipe
Coordenação de Área
Profª Ms. Jully Gabriela Retzlaf de Oliveira
jullygeo@yahoo.com.br
Alunos Bolsistas
Angélica Lika Miyoshi
Fernanda de Godoy Ferreira
Jeane Fátima Moraes Souza
Jéssica Aparecida Porfírio da Silva
Jéssica Mayara Machado Santos
Joice Maria de Barros
Juliana Carmona de Faria
Leia Augusto da Silva Nori
Loanda Jéssica dos Santos
Patrick Biachi Vieira de Souza
Vanessa Renata dos Santos
Professoras Supervisoras
Profª Patrícia Kely Janoni Pires - Colégio Estadual Monteiro Lobato
Profª Valéria Ribeiro dos Santos  - Colégio Estadual André Seugling

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