quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Competências e Habilidade no Ensino de Geografia


Competências e Habilidade no Ensino de Geografia. In.: ANTUNES, C. Geografia e Didática.  Petrópolis: Vozes, 2010.


Bolsista: Jéssica Mayara Machado Santos

Competência é a capacidade de mobilizarmos nossos “equipamentos” mentais para encontrar saídas quando estas parecem ausentes. É a maneira como articulamos nossas habilidades para alcance de um objetivo, para superar um desafio, vencer um obstáculo.
É importante que os professores possam ajudar os alunos em diferentes competências, conforme o nível de aprendizagem, (idade ou série).
Por exemplo, na Geografia e nas demais disciplinas há algumas competências básicas que ajuda o aluno a desenvolver e usar suas habilidades, e também ferramentas que levam o aluno a dominar essas competências, sendo:
Dominar Linguagens – para que o aluno saiba compreender textos, mapas, gráficos, o professor utiliza de constante leitura com significação, e reflexão dos mesmos.
Compreender e Interpretar – o aluno coloca em prática o conteúdo aprendido em sala de aula, assim percebe a diferença entre os fenômenos estudados em sala e dos que faz parte da sua realidade.
Solucionar Problemas – apontar as referências sobre o fenômeno, levantar dados, fatos e causas geográficas corretas, para determinar as possíveis soluções.
Construir Argumentação – a partir dos conhecimentos que o professor transmite, o aluno aprende a analisar um fenômeno geográfico e obter vários resultados para o mesmo.
Elaborar Propostas – refletir os conteúdos aprendidos, e adquirir ideias para a solução do problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário