sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Reflexão do texto: “O GATO COMEU A GEOGRAFIA CRÍTICA? ALGUNS OBSTÁCULOS A SUPERAR NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA”


Reflexão do texto: “O GATO COMEU A GEOGRAFIA CRÍTICA? ALGUNS OBSTÁCULOS A SUPERAR NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA”
Autor: Nestor André Kaercher
Bolsista: Angélica Lika Miyoshi

          O texto discute sobre a dificuldade ou estagnação do avanço da Geografia Crítica nas escolas de ensino fundamental e médio, e questiona o papel do ensino da Geografia na sociedade.
          De acordo com o autor, vem percebendo que a Geografia Crítica chega muitas vezes nas escolas apenas trocando rótulos ou slogans, mas continua produzindo verdades cristalizadas, deste modo se torna algo desinteressante e distante do cotidiano do aluno.
          Para haver a Geografia Crítica não basta atualizar as aulas e mudar os temas, mas é preciso mudanças metodológicas que altere a relação professor-aluno que acaba sendo uma relação distante e burocrática, renovação de postura com maior diálogo entre ambos e seu próprio conhecimento. Devemos fazer com que percebam a importância do espaço na constituição de sua individualidade e sociedade que faz parte.
          Segundo o autor um dos maiores objetivos da escola, e também da Geografia, é formar valores, de respeito ao outro, respeito às diferenças, combater as injustiças sociais, etc. Precisa formar uma consciência espacial para a prática da cidadania, e perceber o espaço como um elemento importante de nossa organização social presente no cotidiano. Compreendendo a espacialidade das práticas sociais, podemos ajudar nossos alunos a entender melhor o local, o nacional e o global, e as relações entre essas escalas.
         O problema do descrédito do ensino de Geografia não está nos seus conteúdos, mas sim, na concepção de conhecimentos e na metodologia dos professores. Falta também clareza no papel da Geografia, ela se torna útil para os alunos, ou acaba se tornando como informações diversas e desaparecendo. Para que isso não aconteça precisa fazer um ensino dinâmico, atual, criativo e instigante para que nossos alunos percebam a Geografia como um conhecimento útil e presente na vida de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário