sexta-feira, 16 de agosto de 2013

JOGO DA MEMÓRIA ASSOCIATIVA DO CLIMA E VEGETAÇÃO DA AMÉRICA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA DO PROJETO PIBID GEOGRAFIA UENP.

Artigo publicado no I Simpósio de Geografia "Novos Rumos para os Estudos Geográficos" e IX Semana de Geografia. UENP, Cornélio Procópio, 2013.
JOGO DA MEMÓRIA ASSOCIATIVA DO CLIMA E VEGETAÇÃO DA AMÉRICA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA DO PROJETO PIBID GEOGRAFIA UENP.

FERREIRA, Fernanda de Godoy - Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP
SANTOS, Jéssica Mayara Machado - Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP
 OLIVEIRA, Jully Gabriela Retzlaf de - Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP

RESUMO

O artigo tem por objetivo relatar a experiência pedagógica vivenciada com a aplicação do jogo Memória Associativa do Clima e Vegetação da América no 8º ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual André Seugling e apresentar os resultados obtidos. Para tanto foram realizadas pesquisas bibliográficas, aulas-piloto do conteúdo Clima e Vegetação da América, confecção do jogo no projeto PIBID e aplicação do jogo na mesma turma de realização da aula. O jogo da Memória Associativa do Clima e Vegetação da América foi criado e executado conforme as especificidades da turma e o grau de cognição da mesma, o que despertou o interesse dos alunos pelo assunto, contribuiu para fixação do conteúdo proposto e aumentou a participação ativa dos alunos em sala de aula. Também possibilitou o enriquecimento da prática docente da professora supervisora e a motivação para o exercício da docência nos alunos bolsistas.


PALAVRAS – CHAVE: PIBID Geografia; Jogos Didáticos; Técnica de Ensino.

INTRODUÇÃO
O Projeto PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, é um programa que disponibiliza aos discentes de licenciatura bolsas que incentivem o desejo pela docência na rede pública. Tem por objetivo auxiliar na articulação entre teoria e prática, o que contribui para promover a qualidade das ações acadêmicas do licenciando, assim obtendo experiências e se preparando para exercer a profissão. Considerando que a melhor forma de aprender é analisar e conhecer a realidade.
O presente trabalho é resultado das atividades didáticas desenvolvidas nas escolas parceiras do Projeto PIBID Geografia da UENP - Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP, campus de Cornélio Procópio. O artigo tem por objetivo relatar a experiência pedagógica vivenciada com a aplicação do jogo Memória Associativa do Clima e Vegetação da América no 8º ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual André Seugling e apresentar os resultados obtidos.
Para a realização deste trabalho foram realizadas pesquisas bibliográficas, aulas-piloto no 8º ano do conteúdo Clima e Vegetação da América, confecção do jogo no projeto PIBID e aplicação do jogo na mesma turma de realização da aula.

 O JOGO DA MEMÓRIA ASSOCIATIVA DO CLIMA E VEGETAÇÃO DA AMÉRICA

Um dos maiores desafios do professor atualmente é tornar as aulas mais atrativas, garantir a participação ativa dos alunos e a construção do conhecimento. Desta forma, faz-se necessário pensar nos métodos e técnicas de ensino, pois estes são parte fundamental do trabalho docente e serão usados de forma adequada para atingir os objetivos da aula.
Sendo assim as técnicas de ensino colaboram para um melhor funcionamento das aulas, Bordenave e Pereira (1978) diz que um professor moderno escolhe as atividades de ensino e as coloca como uma etapa importante de sua profissão. Segundo os autores, as técnicas de ensino não devem ser escolhidas aleatoriamente, elas tem de ser elaboradas de acordo com pesquisas que o professor faz em sala, como, qual melhor conteúdo a se aplicar em cada atividade, em qual turma funcionaria da melhor maneira e a quantidade de alunos a participarem. Neste sentido, a seleção dessas atividades deverão estar relacionadas às atividades de ensino adequada aos objetivos educacionais, aos conteúdos e aos alunos. Desta forma, faz-se necessário que o professor pense constantemente sua ação docente, elegendo o método de ensino e os recursos didáticos adequados ao conteúdo e objetivos da aula, estabelecendo a relação objetivo-conteúdo-método proposta por Libâneo (1994). Stefanello (2008) afirma a necessidade de planejamento claro e elaborado, ou podem provocar conflitos de ordem significativa, cognitiva, afetiva, motora e social.
Um método de ensino interessante é utilizar os jogos didáticos, pois possibilita ao aluno um envolvimento maior nas aulas, Castellar e Vilhena (2010) afirmam a importância de se trabalhar nessa perspectiva, pois contribui no desenvolvimento intelectual dos alunos, assim, tendo um maior aprendizado, vivencia as atividades e é colocado em situação de desafio, raciocinando sobre o conteúdo proposto.
Os jogos didáticos estimula o raciocínio do aluno, tendo assim uma melhor fixação do conteúdo, desde que haja um bom planejamento do professor e que dê resultados positivos ao aplica-lo em sala, ajudando na construção de conhecimento do aluno e melhorando o processo de ensino aprendizagem.
O Jogo da memória associativa do Clima e da Vegetação da América foi elaborado para ser aplicado em 01 hora aula do 8º ano do Ensino Fundamental e consiste em 20 peças de madeira que contém: 10 de  dicas do clima e vegetação da América e 10 de imagens do clima e vegetação da América. 
O Jogo tem por objetivos promover o raciocínio lógico; revisar o conteúdo de Clima e Vegetação da América pela associação de textos e imagens; propiciar um aprendizado lúdico e aumentar o interesse pelo tema.
                                                                                 
Materiais necessários para elaboração do jogo:
20 tacos mdf – medidas 12cm/ alt. 6cm/ larg, 4 folhas de papel foto - para impressão de imagens e dicas, Papel contact – transparente e personalizado, Livro didático e imagens retiradas da internet (figuras 01, 02 e 03).




Metodologia para confecção do jogo: No computador, por meio do programa Power Point (figuras 03, 04, 05, 06, 07, 08, 09, 10,11, 12), foi desenhado o retângulo da peça do dominó (com as medidas acima descritas) com uma divisão no meio.
Em dez peças foram colocadas as dicas do clima e da vegetação, e em dez peças foram colocadas as imagens, cuidando para que todas as peças tivessem  seu conteúdo trabalhadas durante a aula-piloto.













 Regras do jogo: para jogar é preciso separar a turma em grupo de 4 a 5 jogadores.  Cada aluno terá a chance de abrir 2 peças por vez, sendo uma de  texto (dica)  e outra de imagem, neste momento o jogador deverá verificar se a peça da dica corresponde à peça da imagem (figura 13). Caso forme um par o jogador deve retirar as peças do jogo, do contrário deverá retornar a peça no local que estava. Na sequência os demais jogadores fazem o mesmo. Ganha o jogo quem acertar mais pares.

Figura 13 – Par que compõe dica e imagem do Clima Subtropical da América.

A APLICAÇÃO DO JOGO DA MEMÓRIA ASSOCIATIVA DO CLIMA E VEGETAÇÃO DA AMÉRICA NO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Em duas aulas conjugadas as bolsistas, em dupla, ministraram uma aula piloto referente ao conteúdo de Clima e Vegetação da América, utilizaram a Tv pen drive, quadro negro, mapa mundi  e mapa físico da América e o livro didático.
A aula foi apresentada de forma dinâmica de forma que os alunos se colocaram participativos, inclusive no momento da aula em que foi formado um circulo para expor as ideias que possuíam a respeito do assunto.
O jogo foi aplicado em uma turma do 8º ano, com 15 alunos, do período vespertino no Colégio Estadual André Seugling, localizado em Cornélio Procópio-PR. A aplicação teve duração de uma aula.
Durante o jogo os alunos utilizaram informações do livro didático para associar as imagens com as dicas, além da orientação de um bolsista ou professor. 
Houve um entusiasmo surpreendente por parte dos alunos no decorrer da aplicação do jogo, em que os mesmos participaram assiduamente, demonstrando uma competitividade já esperada pela faixa etária deles.
Os alunos jogaram diversas vezes, achando a atividade de um grau de dificuldade fácil, despertando maior interesse nos mesmos.
Para os bolsistas foi proporcionado um momento diferenciado na carreira acadêmica, em que não se sentiam avaliados e sim apoiados pelas professoras supervisora e coordenadora. Promovendo uma segurança maior no decorrer da aula piloto e durante a aplicação da técnica de ensino.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O jogo da Memória Associativa do Clima e Vegetação da América foi criado e executado conforme as especificidades da turma e o grau de cognição da mesma, o que despertou o interesse dos alunos pelo assunto, contribuiu para fixação do conteúdo proposto e aumentou a participação ativa dos alunos em sala de aula. Também possibilitou o enriquecimento da prática docente da professora supervisora e a motivação para o exercício da docência nos alunos bolsistas.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ANTUNES, C. Jogos e dinâmicas para o ensino da Geografia In: ANTUNES, C. Geografia e Didática.Petrópolis: Vozes, 2010

BORDENAVE,J.D; PEREIRA, A.M. Estratégias de Ensino e Aprendizagem. Petrópolis.Vozes,1978.

CASTELLAR, Sonia; VILHENA, Jerusa. Jogos, Brincadeiras e Resolução de Problemas. In: CASTELLAR, S.; VILHENA, J. Ensino de Geografia. São Paulo: Cengage, 2010. p. 43-63.

LIBANEO, J. C. Didática.  São Paulo: Cortez, 1994.

STEFANELLO, A.C. Didática e Avaliação da Aprendizagem no Ensino de Geografia. Curitiba: Ibpex, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário