quinta-feira, 15 de agosto de 2013

JOGO DO DOMINÓ GEOGRÁFICO DA REGIÃO SUL: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA NO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL VIA PROJETO PIBID *

Artigo publicado no I Simpósio de Geografia "Novos Rumos para os Estudos Geográficos" e IX Semana de Geografia. UENP, Cornélio Procópio, 2013.
JOGO DO DOMINÓ GEOGRÁFICO DA REGIÃO SUL: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA NO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL VIA PROJETO PIBID *

Joice Maria Barros**

Breno da C. Neto**

Jully Gabriela Retzlaf de Oliveira

RESUMO:
O objetivo do presente artigo é revelar  como o jogo de dominó pode ser aplicados nas aulas de geografia no 7º ano do Ensino Fundamental, pois o mesmo contribuiu de forma eficaz no processo de ensino-aprendizagem despertando o desejo de conhecer mais sobre a região sul, aguçando os alunos para aprender e fazer geografia de forma lúdica quebrando práticas tradicionais para o aprendizado. Para realização deste trabalho foram necessárias pesquisas bibliográficas, observações nas aulas de geografia, escolha do conteúdo, construção teórica e pratica do jogo de dominó da região sul, aplicação da aula piloto e depois a aplicação do jogo de dominó em sala de aula. Conclui-se que o dominó geográfico da região sul torna-se uma excelente opção, pois permiti a realização de variados objetivos didáticos, mas também promove a socialização e interação entre aluno e aluno e entre aluno e professor.


Palavras- chave: Recurso didático; lúdico, formação docente.



INTRODUÇÃO

O projeto PIBID Geografia UENP, está vinculado ao Departamento de Geografia da Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP, Campus de Cornélio Procópio e tem por objetivo central incentivar a iniciação à docência e promover a formação continuada, contemplando em suas atividades a maior experiência com a docência. O projeto possui onze bolsistas de iniciação à docência, duas professoras supervisoras e dois colégios participantes: Colégio Estadual Monteiro Lobato e Colégio Estadual André Seugling, ambos localizados no município de Cornélio Procópio – PR.
Como afirma Garrido (2000), é preciso mudar as praticas pedagógicas conforme a realidade escolar e seus desafios, construir diferentes alternativas para cada realidade, mas o professor sozinho não consegue manter essa inovação. Desta forma buscou-se através do projeto PIBID Geografia UENP construir práticas de ensino que vão de encontro á realidade das escolas do projeto, visando melhorar a participação e aprendizagem dos alunos e enriquecer as aulas de Geografia. Para tanto, foi elaborado e aplicado o jogo do Dominó Geográfico da Região Sul em uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual André Seugling. 
O objetivo deste artigo é apresentar o jogo do Dominó Geográfico da Região Sul, bem como relatar a experiência pedagógica vivenciada com a utilização deste instrumento de ensino, desde a aula-piloto, aplicação do jogo e resultados obtidos em sala.
Para realização deste trabalho foram necessárias pesquisas bibliográficas, observações nas aulas de geografia, escolha do conteúdo, construção teórica e pratica do jogo de dominó da região sul, aplicação da aula piloto e depois a aplicação do jogo de dominó em sala de aula.


1 A IMPORTÂNCIA DO USO DOS JOGOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA


No Brasil até os anos 1960 aprender Geografia era saber descrever e memorizar conteúdos. Atualmente não é assim, pois a Geografia é estudo das transformações do espaço e as relações humanas. Atualmente há necessidade de contextualizar o viver dos alunos com os fenômenos geográficos (ANTUNES, 2010).
Nesse sentido, os métodos devem ser alterados para que o aluno possa construir seu conhecimento. Também, criar condições para que aprenda um tema ou conteúdo. Quando há ensino relacionado com o cotidiano do aluno, ocorre à aprendizagem significativa o aluno se sente sujeito de seu conhecimento em sala de aula (CASTELLAR, 2010). Desta forma, faz-se necessário que o professor pense constantemente sua ação docente, elegendo o método de ensino e os recursos didáticos adequados ao conteúdo e objetivos da aula, estabelecendo a relação objetivo-conteúdo-método proposta por Libâneo (1994).
Há uma diversidade de recursos que auxilia no processo de aprendizagem, como vídeo, música, informática, giz e quadro-negro, textos, mapas e globo, fórum simulado, grupos de trabalho, jornal falado e escrito, dramatização e também os jogos e simulações (VIEIRA; SÁ, 2007). Dando destaque aos jogos Ronca e Escobar (1982) relata que os jogos não são brinquedos ou apenas variação na estratégia, mas ele deve fazer parte do planejamento da aula visando determinada aprendizagem e exige elaborar procedimentos metodológicos para sua aplicação. Delimitando regras e procedimentos que será seguido pelos jogadores conjuntamente.
Os jogos devem estar dentro do planejamento de ensino e também ter o seu planejamento próprio à parte, pois o jogo pode proporcionar o desenvolvimento de diversas habilidades e competências que não é o objetivo da aula. Então, todo jogo é capaz de alcançar variados objetivos não só relacionado ao conteúdo como socialização e interação entre aluno e aluno e com o professor.     
Segundo Freitas e Salvi (2009) nem todos os jogos podem ser adaptados ao ensino como material pedagógico. Deve estimular habilidades operatórias, desenvolver aptidão ou capacidade cognitiva para que compreenda e que o individuo intervenha nos fenômenos sociais e culturais que ele construa suas conexões de aprendizagem. Portanto o jogo deve está presente numa proposta pedagógica com objetivos e resultados específicos.
Acrescenta Castellar (2010) que além do jogo estar presente no planejamento da aula, deve ser aplicadas aulas sobre o conteúdo significativamente antes do jogo. Servindo tanto para ir além do conteúdo ou para iniciar o conceito. A autora coloca que os jogos auxiliam o aluno, a saber, pensar sobre seu cotidiano. Através de situações de desafios, organizando-se e raciocinando sobre o conteúdo que aprendeu ou ira aprender.
Somando a isso, Vieira e Sá (2007) argumentam que o jogo desenvolve a concentração, coordenação motora e a socialização. O aluno pode se colocar no lugar do outro e enxergar o outro no jogo. Os alunos utilizam de pensamento lógico, usam inteligência, melhoram suas habilidades, possui domínio de espaço, como ponto crucial o aluno passa a ser sujeito ativo, agora é ele o centro das atenções.
No entanto, quando se trabalha em grupo cabe ao professor ser mediador do jogo, pois há alunos que não se adaptam com a socialização por medo da opinião dos colegas na tomadas de decisão ou por ser acanhado e tímido tem medo de dar sua opinião.  O professor deve espera isso e preparar os alunos antes para isso, para não causar frustações entre os alunos, mas o objetivo é obter atitudes e valores sociais (RONCA e ESCOBAR, 1982).
Assim, pode-se afirmar que os jogos além de fazer parte do planejamento de ensino, tende a atender objetivo pedagógico e acrescentar no processo de aprendizagem, além disso, permite melhorar a vivencia do aluno nas tomadas de decisões voltadas para suas atitudes, que deve ter foco em formar cidadão e respeitar o próximo (CASTELLAR, 2010).


2 O Jogo Dominó Geográfico Da Região Sul


O Dominó Geográfico da Região Sul foi elaborado em dupla sob supervisão da professora regente e da coordenação de área do PIBID. O jogo foi confeccionado para uma turma de 20 alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, tendo como conteúdo a região sul.  As informações contidas nas peças foram retiradas do livro do 7º ano de Geografia do projeto Araribá.
Antes da aplicação do jogo foram feitas observações e aulas-piloto na turma do 7º ano. As aulas foram ministradas pela dupla de bolsistas do PIBID, abrangendo os aspectos físicos, culturais e econômicos da região sul do Brasil. A aula foi expositiva e dialogada, com uso do mapa político do Brasil e imagens da região estudada (passadas na TV- Pendrive).
O jogo Dominó Geográfico da Região Sul tem por objetivo revisar e fixar o conteúdo trabalhado na aula-piloto sobre a região Sul; propiciar aos alunos um aprendizado lúdico e diferenciado da realidade cotidiana; motivar e despertar no aluno o interesse em conhecer sua região de vivência.
Materiais necessários para confecção do dominó: 23 peças de madeira MDF, com formato retangular medindo 6 cm por 12 cm; papel adesivo para impressão do jogo; papel contact transparente para colocar em cima da impressão e conservar por mais tempo a peça.
Metodologia para confecção do jogo: No computador, por meio do programa Power Point (figuras 01, 02 03, 04, 05 e 06), foi desenhado o retângulo da peça do dominó (com as medidas acima descritas) com uma divisão no meio. De um lado da peça foi colocado uma imagem e do outro um texto (descrição de uma imagem que parece no jogo, não pode contar na pela a imagem e sua própria descrição), cuidando para que todas as peças tivessem texto e imagem da região Sul e que tivessem sido trabalhadas durante a aula-piloto.
Depois da elaboração do jogo no computador foi feito um protótipo para ser testado antes da aplicação em sala, para se certificar que o jogo não tranca e que é possível fazer o encaixe das peças, mantendo uma sequência de imagem e texto. 
Como jogar o dominó com os alunos: dividir a turma em três a quatro componentes. Cada grupo deve ter um domino completo com as 23 peças.  Com as peças viradas sob uma superfície, cada integrante do grupo escolhe 5 a 7 peças. As demais são deixadas de lado para serem “compradas” por um jogador que não tem a peça relacionada á dica ou imagem já laçada. O jogo pode ser iniciado com qualquer integrante do grupo, sendo respeitada uma sequência onde um de cada vez tem a chance de jogar sua peça, em sentido horário, o próximo jogador deve colocar na superfície a peça que contenha a respectiva imagem ou dica/ pergunta que corresponde a peça que está em jogo. Caso o jogador não possua a peça adequada, é necessário que compre outra, se não conseguir, o jogador deve passar sua vez para o próximo. As peças devem ser colocadas sucessivamente como em um dominó, ganha o jogo o aluno que ficar sem peças primeiro.













3 A aplicação do Jogo Dominó Geográfico da Região Sul



Primeiramente foram aplicadas duas aulas-piloto sobre os aspectos físicos, culturais e humanos da região sul do Brasil, apresentando imagens na TV pendrive e mantendo uma exposição dialogada com os alunos. Também foi utilizado o mapa político do Brasil, onde os alunos puderam observar a espacialização dos fenômenos discutidos em sala de aula.
Na aula seguinte à expositiva, foi aplicado o jogo de dominó geográfico região sul. Por escolha dos alunos eles se juntaram em três grupos no qual dois de meninos e um de meninas, com 5 a 6 alunos cada um. A reação dos alunos primeiramente foi de espanto, a inovação causou um sentimento de estranheza, pois não estavam acostumados a jogar em sala de aula em sim na aula de educação física. Mas como o jogo é descontraído e divertido, os alunos se entusiasmaram aos poucos.
Com as regras do jogo bem explicadas, eles não tiveram dificuldades em entender e segui-las, porque já as conheciam. No início houve uma dificuldade em associar a imagem com a dica, porque eles tinham que ler e observar as imagens (exercício que não foi bem recebido pelos alunos), muitos ficavam perguntando aos bolsistas e professores se a dica se encaixa na imagem sem mesmo ter observado as peças. Os alunos mostram preguiça em fazer a leitura, uma vez que grande parte do tempo são passivos em sala de aula e pouco participam, por isso a “estranheza”.  Porém na segunda e terceira rodadas os discentes estavam mais adaptados a lógica do jogo e mais entusiasmos para jogar e compreender o assunto.
Desde a construção até a aplicação em sala de aula foi um processo positivo e inovador para bolsistas do PIBID e futuros professores, pois pôde se conhecer na teoria e na pratica uma nova metodologia para ser trabalhado em sala de aula. De forma que o jogo é um instrumento de ensino que acrescenta positivamente na formação docente.
Mas cabe ao professor elaborar um objetivo e uma estratégia para a aula e o jogo proposto, para que o aluno não veja a aula e a aplicação do jogo apenas um momento de diversão e descontração e sim uma aula que possui uma finalidade que é fazer com que o aluno possa compreender o conteúdo de forma diferenciada. Mostrando que dar aula é um processo de interação entre aluno e professor, por isso utilizar o lúdico para construir o conhecimento com o aluno.


CONSIDERAÇÕES FINAIS

Para um ensino de Geografia mais eficiente o professor precisa  contextualizar o viver dos alunos com os fenômenos geográficos estudados e despertar neles o interesse pelo tema. Desta forma, o dominó geográfico da região sul torna-se uma excelente opção, pois permiti a realização de variados objetivos didáticos, mas também promove a socialização e interação entre aluno e aluno e entre aluno e professor.
O jogo aplicado pelo projeto PIBID Geografia UENP proporcionou à professora regente inovação e mudança na metodologia utilizada em sala de aula e aos alunos bolsistas de iniciação à docência, agregou conhecimento e melhorou a formação inicial destes, mostrando a concretização da teoria em atividade práticas no ambiente escolar.

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS:

 ANTUNES, C. Geografia e Didática.  Petrópolis: Vozes, 2010.


CASTELLAR, S.; VILHENA, J. Ensino de Geografia. São Paulo: Cengage, 2010.

LIBANEO, J. C. Didática.  São Paulo: Cortez, 1994.

FREITAS, E. S. de; SALVI, R. F. In:  PINESE, J. P. et al. Prospecções em geografia e meio ambiente. Londrina: Edições Humanidades, 2009.

RONCA, A. C. C.; ESCOBAR, V. F. Técnicas pedagógicas: domesticação ou desafio a participação?  Petrópolis: Vozes. 2ª ed. 1982.

VIEIRA, C. E.; SÁ, M. G. de Recursos Didáticos: do quadro-negro ao projetor, o que muda? In. PASSINI, E. Y. Prática de Ensino de Geografia e Estágio Supervisionado. São Paulo: Contexto, 2007, p.101-116.



* Texto elaborado a partir do PIBID- Programa Institucional de Bolsa a Iniciação a Docência no Curso de Licenciatura em Geografia, sob orientação professora Dda. Jully G. R. de Oliveira.
** Graduandos do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual do Norte do Paraná- UENP de Cornélio Procópio. Bolsistas do PIBID- Programa Institucional de Bolsa a Iniciação a Docência.

2 comentários:

  1. Gostei muito dos jogos, porque são fáceis de fazer. Parabéns ao grupo.

    ResponderExcluir
  2. OLA GRUPO PODEM MANDAR UMA FOTO DO JOGO EM SALA DE AULA? GOSTARIA DE PUBLICA-LA EM MEU TRABALHO.
    SEGUE O EMAIL: betofpaiva@hotmail.com

    ResponderExcluir